Cerâmica de A a Z!
Aqui você vai encontrar alguns termos & nomenclaturas desse universo tão amplo que é a cerâmica artística e artesanal. Utilize a barra de pesquisa abaixo para buscar a palavra que quiser!
Acordelado
Técnica de modelagem manual em que se utilizam rolinhos ou tiras de argila sobrepostas para a construção de peças de cerâmica. Permite diferenças de largura e formatos mais fluidos.
Geralmente é uma das primeiras técnicas ensinadas em oficinas de cerâmica. Para essa técnica utiliza-se basicamente: uma argila bem plástica como a terracota, preferencialmente com chamote para evitar rachaduras; barbotina feita com a mesma argila e vassoura para realizar junções entre as camadas de rolinhos/tiras; estecas de madeira, batedores e raspadores para dar acabamento.
Alumina (Óxido de Alumínio - Al2O3)
Geralmente introduzida nos esmaltes através do Caulim, a Alumina é um material refratário, ou seja, tem alto ponto de fusão. Confere estabilidade, dureza e durabilidade aos vidrados, fortalecendo sua rede vítrea e contendo o escorrimento.
Argila Branca São Simão - Ball Clay
O ball clay é uma argila bastante plástica de partículas muito finas. Acrescenta-se às massas para melhorar a consistência e plasticidade. Nos vidrados é usada como fonte de Alumina e Sílica. Rica em ferro.
Baixo-esmalte
Técnica decorativa em que são aplicados desenhos com tintas-corante sobre uma peça biscoitada. Em seguida, aplica-se um esmalte transparente, preferencialmente com borrifador manual ou compressor elétrico sobre o desenho e a peça é queimada. Para peças decorativas e desenhos mais detalhados, recomenda-se a queima de baixa temperatura e, para os utilitários recomenda-se uma queima de alta temperatura (1220 - 1240°C).
A tinta-corante pode ser utilizada como uma aquarela, produzindo nuances de cor e efeitos de luz e sombra através de diluição com o pincel molhado e sobreposição de camadas. Os materiais para esta técnica começam com pincéis de diferentes formatos e tamanhos, de acordo com o detalhamento do desenho; uma paleta de tintas/godê com um pouco de água; e um esmalte transparente.
Belisco / Pinch-Pot
Técnica de modelagem manual em que a peça é formada a partir da pressão dos dedos. O objetivo é equilibrar a espessura das paredes e do fundo da peça, evitando rachaduras.
Geralmente é uma das primeiras peças ensinadas em oficinas de cerâmica e trata-se de uma boa técnica para ensinar às crianças. Para essa técnica podemos utilizar apenas as mãos e uma argila bastante plástica como a terracota, preferencialmente com chamote para evitar rachaduras; como facilitadores indica-se utilizar uma lona para forrar a superfície de trabalho, raspadores, batedores e estecas com pontas variadas para acabamento e aplicação de texturas.
Bentonita Cinza (Volclay)
Argila extremamente plástica, de grãos muito finos, com alta capacidade de absorção de água. Contém menos óxido de ferro que a bentonita marrom. Por isso pode ser adicionada aos esmaltes para favorecer a suspensão das matérias-primas e evitar sua sedimentação quando preparado.
Bentonita Marrom
Argila bastante plástica de partículas muito finas, rica em óxido de ferro. Acrescenta-se às massas para melhorar sua consistência e plasticidade.
Bórax (Borato de Sódio - Na2.2B2O3)
Utilizado como fonte de Boro. É um poderoso fundente com propriedades reativas, favorece a produção de cores brilhantes, especialmente púrpuras e turquesas. O Boro também atua no controle da expansão térmica dos vidrados, por isso uma pequena quantidade pode atuar para evitar que o esmalte craquele. Trata-se de uma matéria-prima solúvel em água, por isso deve ser armazenado longe de umidade. Outras fontes de Boro são Óxido de Boro, Gerstley Borate, Colemanita e as Fritas Borácicas.
Calcita Branca (Carbonato de Cálcio - CaCO3)
Utilizada como fonte de Cálcio nos vidrados, possui também uma baixa concentração de Magnésio. Atua como um complemento para os fundentes, conferindo resistência e durabilidade aos esmaltes, evitando que sofram com a ação de ácidos e abrasivos. Outros exemplos de fontes de Cálcio são Carbonato de Cálcio Extra Leve, Whiting, Gerstley Borate, Limestone, Wollastonite, Fosfato Tricálcio ou Bone Ash.
Carbonato de Bário(BaCO3)
Matéria-prima utilizada para produzir acabamento acetinado nos esmaltes. Atua como fundente, produzindo cristalizações. O Bário favorece tons vivos de verde em conjunto com o Óxido de Cobre e azul com o Óxido de Cobalto. No entanto, este é um componente tóxico no manuseio, utilizado na fabricação de venenos. Também não é recomendado para utilitários, podendo ser substituído pelo Óxido de Estrôncio.
Carbonato de Cálcio Extra Leve: (CaCO3)
Fundente estável, de granulometria muito fina e leve. Fornece resistência e durabilidade aos esmaltes, evitando que sofram com a ação de ácidos e abrasivos. Outros exemplos de fontes de Cálcio são Calcita, Whiting, Gerstley Borate, Limestone, Wallastonite, Fosfato Tricalcio ou Bone Ash.
Carbonato de Cobalto (CoCO3)
Mineral colorante, de pó roxo, que produz tons de azul e violeta. Bastante pigmentado, produz tonalidades vivas mesmo com baixas concentrações. Utilizado para aplicação de aguadas, nos engobes reativos e nos esmaltes, etc. Em geral os carbonatos possuem uma concentração menor do mineral colorante. Utiliza-se uma concentração de 0,25 a 3%.
Carbonato de Cobre(CuCO3)
Mineral colorante, de pó verde, que produz nuances de verde e turquesa. Utilizado para aplicação de aguadas, nos engobes reativos, nos esmaltes e etc. Em geral os carbonatos possuem uma concentração menor do mineral colorante. Utiliza-se uma concentração de 1 a 5%.
Carbonato de Estrôncio (SrCO3)
Poderoso fundente que favorece cores mais vivas e pode substituir o carbonato de bário, que é tóxico. O Carbonato de Estrôncio confere resistência e durabilidade aos vidrados.
Carbonato de Lítio (LiCO3)
Fonte de Lítio, é um importante fundente nos vidrados. Favorece a formação de cristais, diminui a dilatação térmica e aumenta a resistência do esmalte. Favorece superfícies texturizadas, tons rosados quando utilizado com o Óxido de Cobalto e tons de azul com o Óxido de Cobre.
Carbonato de Magnésio (MgCO3)
Fonte de Magnésio, é um fundente capaz de produzir superfícies acetinadas e aparecimento de cristais nos vidrados de alta temperatura. Indicado para produção de utilitários pois fortalece a rede vítrea do esmalte, evitando que craquelem. Outras fontes de Magnésio são o Talco e a Calcita em menor quantidade e o Talco Magnesiano.
Carbonato de Sódio (Barrilha Leve - Na2CO3) ~soda ash
Usado na preparação de engobes e barbotinas como um defloculante, reduzindo a quantidade de água necessária e por consequência, o encolhimento das peças. Recomenda-se utilizar em conjunto com o Silicato de Sódio.
Caulim
Fonte de Sílica e Alumina nos vidrados. Por ser refratário, contribui para estabilidade e até mesmo para corrigir a reatividade de uma formulação. O Caulim é uma argila refratária, eleva a temperatura de queima e diminui a plasticidade de massas cerâmicas. É componente de massas claras e da porcelana.
Chamote
O Chamote é argila queimada e moída, e é adicionado à massas cerâmicas para aumentar a resistência e diminuir a retração.
CMC - Carboxil Metil Celulose
Carboxil Metil Celulose, é um espessante alimentício e não tóxico, utilizado na esmaltação cerâmica com pincel para auxiliar na pincelada e criar camadas mais uniformes sem retirar o esmalte aplicado anteriormente. Ele também serve como cola, fazendo o esmalte aderir melhor à peça e evitando que ele saia com facilidade ao manusear.
O CMC é comercializado em pó e deve ser preparado com água morna para obter textura de gel. Preparo: adicionar 1 colher de sopa do CMC em pó em 1L de água morna e bater no liquidificador por 3 minutos. Reservar em um recipiente e esperar esfriar antes de utilizar na esmaltação.
O CMC preparado tem validade aproximada de 30 dias. E sempre lembre de armazená-lo em local fresco, arejado e protegido do sol.
Colemanita (2CaO.3B2O3.5H2O)
Fonte de Boro, é um poderoso fundente que confere fluidez para os esmaltes. O Boro atua no controle da expansão térmica dos vidrados, melhorando sua resistência a choques térmicos e evitando o craquelamento. Outras fontes de Boro são Bórax, Óxido de Boro, Gerstley Borate e as Fritas Borácicas.
Corante Mineral
Pigmentos minerais sintéticos, podem ser utilizados na formulação de vidrados, engobes, bem como na coloração de massas cerâmicas e outras técnicas decorativas.
Corda-Seca
Técnica decorativa que utiliza o lápis grafite para criar áreas isoladas de esmalte colorido sobre uma peça biscoitada. Durante a queima, o lápis volatiliza e deixa exposta a massa utilizada na modelagem da peça. Como essas áreas ficam livres de esmalte, essa técnica deve ser aplicada em áreas que não tenham contato direto com líquidos ou alimentos ácidos. Nesta técnica aplicam-se esmaltes estáveis como os da Linha Mista ou Brilhantes, pois não escorrem, criando áreas de cor bem definidas; pincéis redondos de diversos tamanhos; também pode-se passar o desenho com a ajuda de um papel carbono de máquina de escrever.
Costura
É a junção entre partes modeladas, aplicando ranhuras e utilizando barbotina para colar. Pode-se também adicionar rolinhos de argila para reforçar as junções. Este processo deve ser feito com muito cuidado para não gerar fragilidades nas alças de xícaras, fundo de cilindros, pézinhos, pegadores, etc.
Defloculante
Vide Silicato de sódio.
Vide Carbonato de Sódio (Barrilha Leve)
Dolomita(CaCO3.MgCO3)
Mineral proveniente de rochas calcárias, composto principalmente de Carbonato de Cálcio e Magnésio. Utilizado na formulação de massas cerâmicas diminuindo seu ponto de fusão e conferindo resistência às peças. Na formulação de esmaltes age como um fundente e proporciona uma superfície lisa e aveludada ao esmalte.
Engobe
Material composto por argila, fundentes e colorantes utilizado para recobrir a superfície de uma peça em ponto de couro, para colorir, decorar e até mesmo impermeabilizar (quando brunido/polido). Pode ser utlizado na técnica de esgrafito ou para criar camadas de cor utilizando máscaras de papel e reservas com cera. Sua superfície após a queima é fosca. Para obter uma superfície brilhosa e vidrada, recomenda-se a aplicação de um esmalte transparente.
Esgrafito
Técnica decorativa que consiste na aplicação de um engobe de cor contrastante sobre a peça em ponto de couro e incisão de desenhos utilizando uma esteca com ponta de arame para retirar o engobe e revelar a cor da massa. Essa peça pode ser queimada em biscoito e posteriormente receber um esmalte transparente para dar uma superfície vidrada e impermeável ou deixar a peça apenas com o engobe.
Esmaltação
É a aplicação de um esmalte sobre uma peça de cerâmica biscoita. Após a queima, forma-se uma capa vítrea (com ou sem cor) na superfície do corpo cerâmico, conferindo-lhe cor, impermeabilização e resistência. Os vidrados podem ser de Alta Temperatura (1220-1240°C), Baixa Temperatura (980-1220°C) e ou de Temperatura Mista (980-1240°C)
Feldspato de Lítio (Espodumênio)
Mineral que contém sílica, alumina e o Lítio: um poderoso fundente que favorece cores vivas e aparência texturizada aos esmaltes. Proporciona tons azulados e turquesas quando utilizado com o cobre e tons rosados com o cobalto. Em geral, os feldspatos contêm materiais formadores de vidro, estabilizantes e fundentes, constituindo por si só um vidrado. São, portanto, as principais matérias-primas empregadas na composição de esmaltes. Nas massas, promovem dureza e resistência, além de reduzir sua retração.
Feldspato Potássico #200 / #325
Mineral que contém sílica, alumina e, como fundente, o Potássio. Em geral, os feldspatos contêm materiais formadores de vidro, estabilizantes e fundentes, constituindo por si só um vidrado. São, portanto, as principais matérias-primas empregadas na composição de esmaltes. Nas massas, promovem dureza e resistência, além de reduzir sua retração.
Feldspato Sódio (Albita)
Mineral que contém sílica, alumina e, como fundente, o Sódio. Em geral, os feldspatos contêm materiais formadores de vidro, estabilizantes e fundentes, constituindo por si só um vidrado. São, portanto, as principais matérias-primas empregadas na composição de esmaltes. Nas massas, promovem dureza e resistência, além de reduzir sua retração.
Fosfato Tricálcio (Ca3PO4) ~Bone Ash
Produzido através da calcinação das cinzas de ossos de animais. Na formulação de esmaltes, atua como fundente e opacificante. Adicionado também a porcelana de ossos para torná-la translúcida e conferir-lhe fundência.
Frita
As fritas são misturas de matérias-primas fundentes e formadoras de vidro em quantidades calculadas, submetidas a temperaturas de até 1500 graus e então resfriadas bruscamente e se solidificando com o choque térmico. A frita então é moída e pode ser utilizada na formulação dos esmaltes. As fritas possibilitam esmaltes mais seguros e estáveis, pois seu processo de produção suprime a solubilidade das substâncias alcalinas.
Frita Transparente 3110 (Acabamento Transparente Brilhante)
A Frita 3110 da Ferro é um típico exemplo de frita borácico-alcalina. Tem um ponto de fusão baixo e é bastante utilizada na formulação de esmaltes cristalinos por seus níveis extremamente baixos de Alumina. Por ter altas proporções de Quartzo e Boro é uma boa formadora de vidro, o que a faz bastante útil na formulação de esmaltes brilhantes e transparentes, com aspecto de cristal.
Frita Transparente 3134 (Acabamento Transparente Brilhante)
A Frita 3134 da Ferro é um exemplo de frita borácico-cálcica. É uma frita popular e tem sido usada por muitos anos como fundente para esmaltes de temperaturas variadas. A carência de Alumina e baixo conteúdo de Sódio faz dela um substituto ideal para os boratos de cálcio naturais. Combinada com outros materiais é muito útil para formulação de vidrados transparentes que suportam temperaturas de até 1300°C, mesmo que seu ponto de fusão esteja em torno dos 788°C.
Ilmenita
A ilmenita é um Óxido Natural de Ferro e Titânio, geralmente usada para obter efeitos de pintinhas nos esmaltes, massas e engobes. É uma matéria-prima pesada, que tem a tendência de decantar. Por isso, é importante agitar a mistura de esmalte para distribuir a Ilmenita, aplicando camadas uniformes.
Látex
Muito utilizado por ceramistas que costumam trabalhar com esmaltação por banho/imersão, o Látex tem a função de isolar e impermeabilizar as áreas da superfície cerâmica que não queremos que absorvam esmalte.
Nefelina Sienita (NaKAlSiO4)
Composto mineral muito semelhante ao Feldspato Sódico, podendo inclusive ser substituído por uma mistura de 80% Feldspato Sódico + 20% Frita Alcalina. É um fundente que evita craquelamentos e confere resistência e brilho aos esmaltes.
Ocagem
Técnica de modelagem manual que consiste em esvaziar um bloco maciço em ponto de couro, criando paredes de espessura uniforme. Para esta técnica, utilizam-se estecas com pontas de arame capazes de efetuar incisões, régua, cortador de fio ou cortador arco; raspadores e batedores para acabamento.
Óxido de Cobalto (CoO)
Mineral colorante e fundente, de pó preto, que produz tons de azul e violeta. Bastante pigmentado, produz tonalidades vivas mesmo com baixas concentrações. Utilizado para aplicação de aguadas, nos engobes reativos e nos esmaltes e etc. Utiliza-se uma concentração de 0,25 a 3%.
Óxido de Cobre (CuO)
Mineral colorante, de pó preto, que produz tons de verde e turquesa. Utilizado para aplicação de aguadas, nos engobes reativos, nos esmaltes e etc. Em maior concentração gera nuances escuras e metalizadas. É importante levar em conta que trata-se de uma matéria-prima altamente fundente que resulta em esmaltes reativos. Utiliza-se uma concentração de 1 a 5%.
Óxido de Cromo (Cr2O3)
Matéria-prima colorante que produz tonalidades de verde mais opacas, podendo também resultar em rosas e vinho em condições especiais. É um componente refratário, porém a partir de 1240 graus pode volatilizar e contaminar outras peças na fornada. Utiliza-se uma concentração de 0,5 a 3%.
Óxido de Estanho (SnO2)
Importante opacificante para formulação de vidrados, produz brancos mais puros e tem alta capacidade de opacificação. É a matéria-prima que produz os brancos utilizados na técnica de Maiólica.
Óxido de Ferro Amarelo (Fe(OH))
Mineral colorante, de pó amarelo, que resulta em tons suaves de marrom e caramelo a depender da concentração. Utilizado para aplicação de aguadas, nos engobes reativos, nos esmaltes e etc. Em geral os óxidos colorantes são fundentes, resultando em esmaltes reativos com manchas, efeitos de borda e fluidez. Utiliza-se uma concentração de 4 a 12%.
Óxido de Ferro Preto (Fe3O4)
Mineral colorante, de pó preto, que resulta em tons de marrom mais escuros a depender da concentração. Utilizado para aplicação de aguadas, nos engobes reativos, nos esmaltes e etc. Em geral os óxidos colorantes são fundentes, resultando em esmaltes reativos com manchas, efeitos de borda e fluidez. Utiliza-se uma concentração de 4 a 12%.
Óxido de Ferro Vermelho (Fe2O3)
Mineral colorante, de pó avermelhado, que resulta em tons de marrom terrosos a depender da concentração. Utilizado para aplicação de aguadas, nos engobes reativos, nos esmaltes e etc. Em geral os óxidos colorantes são fundentes, resultando em esmaltes reativos com manchas, efeitos de borda e fluidez. Além disso, é o Óxido de Ferro Vermelho que resulta no tom avermelhado das massas terracotas. Utiliza-se uma concentração de 2 a 12%.
Óxido de Manganês (MnO2)
Mineral colorante, de pó preto, que resulta em tons de marrom escuro e metalizados a depender da concentração. Utilizado para aplicação de aguadas, nos engobes reativos, nos esmaltes e etc. Deve ser aplicado com cautela, pois em excesso pode trazer toxidade. Em geral os óxidos colorantes são fundentes, resultando em esmaltes reativos com manchas, efeitos de borda e fluidez. Utiliza-se uma concentração de 1 a 10%.
Óxido de Níquel (Ni2O3)
Utilizado como um colorante complementar, favorece tonalidades marrom e acinzentadas quando utilizado com outros óxidos. Em vidrados com Zinco, proporciona cristais e nuances azuladas. É uma matéria-prima instável, podendo escorrer a partir de 1220 graus. Utiliza-se uma concentração de 1 a 3%.
Óxido de Titânio (TiO2)
É um importante opacificante de esmaltes reativos. Proporciona tonalidades creme e amareladas com efeitos de pintas e estrelas em conjunto com outros óxidos.
Óxido de Zinco (ZnO)
Matéria-prima utilizada como fundente complementar, favorecendo efeitos e cristalizações na formulação de vidrados. Por ter baixo índice de retração e expansão, auxilia a evitar os craquelados.
Óxido de Zircônio (Zirconita - ZrO2)
É o opacificante mais estável, promovendo o branco mais puro e opaco, também conhecido como “branco geladeira”. É bastante utilizado nas indústrias, por conferir alta resistência aos vidrados.
Paleteado
Técnica de acabamento que consiste em bater na peça modelada com a ajuda de uma espátula de madeira para compactar e definir seu formato.
Placa
Técnica de modelagem manual muito versátil, que consiste na abertura da massa utilizando um rolo de madeira e guias com espessuras pré-determinadas. As placas de argila são bastante utilizadas na produção de pratos; sobrepondo moldes de gesso; prensadas por moldes de madeira; ou até formando peças tridimensionais a partir de colagens muito precisas, em projetos mais complexos.
O ateliê de modelagem manual deve conter algumas ferramentas básicas para a produção das peças: lona/courvim para forrar a superfície trabalhada, rolo de madeira e guias de diversas espessuras; bacias e utilitários de casa forrados com um tecido fino para modelagem; moldes de gesso, moldes de MDF e moldes planificados em papelão ou acetato; vassoura, agulha, estilete e estecas variadas; raspadores de borracha e de metal.
Plasticidade
é uma característica das massas cerâmicas que consiste na capacidade de absorver água, ser modelada e conservar sua forma. Está relacionada à composição mineralógica, tamanho das partículas e umidade da massa. No ateliê, o ceramista deve observar a umidade da massa e equilibrar para o seu processo de modelagem.
Porosidade
É uma característica relacionada a retração das massas cerâmicas, de acordo com a temperatura de queima. É a capacidade da peça finalizada de absorver água. Cada massa possui uma porosidade, para resultados específicos é importante realizar testes e adaptações no processo.
Quartzo (Sílica - SiO2)
Componente obrigatório dos esmaltes e massas cerâmicas, é um formador de vidro. Nas massas, reduz sua retração tanto na secagem quanto na queima, reduzindo as rachaduras. Nos vidrados, fortalece a rede vítrea conferindo-lhes dureza e durabilidade.
Retração
Cada massa possui um percentual de retração. Para resultados específicos é importante realizar testes e adaptações no processo. Modele uma placa de 12cm x 5cm. Marque uma linha de 10cm e queime de acordo com as condições de queima habituais. Após a queima, meça a linha desenhada e calcule a porcentagem de retração.
Rutilo Caramelo
Fonte natural de Óxido de Titânio com um percentual de Óxido de Ferro Vermelho. Na formulação de esmaltes, é um colorante suave, que também opacifica a superfície.
Silicato de Sódio
Usado na preparação de engobes e barbotinas como um defloculante, reduzindo a quantidade de água necessária e por consequência, o encolhimento das peças.
Sobre-esmalte ~Maiólica
Técnica decorativa que consiste na aplicação de um esmalte branco sobre uma peça biscoitada e posteriormente uma pintura com tintas-corante. Para peças decorativas e desenhos mais detalhados, recomenda-se a queima de baixa temperatura e, para os utilitários recomenda-se uma queima de alta temperatura (1220 - 1240°C).
A tinta-corante pode ser utilizada como uma aquarela, produzindo nuances de cor e efeitos de luz e sombra através de diluição com o pincel molhado e sobreposição de camadas. Os materiais para esta técnica começam com pincéis de diferentes formatos e tamanhos, de acordo com o detalhamento do desenho; uma paleta de tintas/godê com um pouco de água; e um esmalte branco ou ou qualquer esmalte claro e estável.
Sova
Tarefa extremamente importante que dá início a qualquer processo de modelagem. Consiste em aplicar movimentos rotatórios sobre uma porção de massa, utilizando as mãos e o peso do corpo, com o objetivo de expulsar bolhas de ar ( que atrapalham na modelagem e podem causar rachaduras e falhas nas peças), distribuir a umidade, reorganizar a estrutura da massa e torná-la mais maleável/ plástica.
Talco Branco (Mg3Si4O10(OH)2)
Fonte de Magnésio, é utilizado como um modificador na formulação de esmaltes, favorecendo o aparecimento de micro-cristais, proporcionando uma superfície lisa e acetinada e ainda, evitando craquelados. Nas massas, reduz seu coeficiente de dilatação, tornando-as mais resistentes a choques térmicos.
Talco Magnesiano
Com concentrações mais altas de Magnésio que o Talco Branco, é utilizado como um modificador na formulação de esmaltes, favorecendo ainda mais o aparecimento de micro-cristais, proporcionando uma superfície lisa e acetinada e ainda, evitando craquelados.
Tinta-Corante
Material utilizado nas técnicas de baixo-esmalte e sobre-esmalte. A tinta-corante pode ser utilizada como uma aquarela, produzindo nuances de cor e efeitos de luz e sombra através de diluição com o pincel molhado e sobreposição de camadas.
Torno Elétrico
Projetado a partir de uma plataforma giratória com o objetivo de produzir peças redondas e simétricas. O trabalho no torno implica numa combinação de movimentos e posições das mãos sobre uma quantidade de argila posicionada em seu centro. Os processos que a olaria inclui são: centralização, perfuração, construção das paredes de um cilindro e sua modificação, após a secagem em ponto de couro a peça recebe acabamentos e anexos.
Veículo Hidrossolúvel
Produto à base de polímeros sintéticos, utilizado no preparo de esmaltes. Ele serve para aumentar a viscosidade do esmalte, retardar a secagem e selar o material na superfície cerâmica. Quando o Veículo Hidrossolúvel é utilizado no preparo de esmaltes em pó não há necessidade de adicionar água. Sempre recomendamos a realização de testes antes de aplicar definitivamente.
Wollastonita (CaSiO3)
Fonte de Carbonato de Cálcio e Sílica, favorece superfícies aveludadas nos esmaltes de alta temperatura. Além disso, favorece a ligação entre a massa e o vidrado, proporcionando resistência mecânica. Nas massas, confere resistência a choques térmicos e aumenta o encolhimento.
Referências Bibliográficas
MUZILLO, Ocléris. Cerâmica sem segredos. 2. ed. Curitiba, PR: Artes & Textos, 2014.
ROS I FRIGOLA, Dolors. Cerámica Artística. Colección Artes y Oficios. La Bisbal d'Empordà, GI: Parramon Ediciones, 2021.
CHAVARRIA, Joaquim. La Cerámica. Tradução de Rui Pires Cabral. 1. ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1997.
GIARDULLO, Caio; GIARDULLO, Paschoal; SANTOS, Urames P. dos. O Nosso Livro de Cerâmica. 3. ed. São Caetano do Sul, SP: Pascoal Massas, 2023.